quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma de jornalista descartado? Meu Deus!!!!

Ontem votaram contra a exigência do diploma de jornalismo para exercer a profissão! Sou jornalista formada. Não trabalho na área propriamente dita, mas trabalho num veículo de comunicação. Alguém pode me dizer que absurdo é esse?
Quem viu a matéria da Globo e prestou atenção nas justificativas dos nossos digníssimos deputados, ficou como eu: rindo da cara deles!
Vamos aos tópicos:
"O JORNALISTA É MAIS UM ARTISTA DO QUE UM PROFISSIONAL." - Para quem? Que arte é essa? Se não se tem a técnica, não se escreve um bom texto, a não ser um articulista ou comentarista e olhe lá! Um poesia eu concordo plenamente. Mas um jornalista, que escreve dos fatos rotineiros? Como não se precisa de técnica? Como isso é só arte?
"O QUE UM JORNALISTA PRECISA SABER NÃO É ENSINADO EM FACULDADE" - Nem em lugar nenhum se fosse só o que ele citou como importante para a profissão (ética, honestidade, competência, saber ouvir, discernimento). E se fosse assim, nem um médico precisaria de diploma. Ou médico não precisa ter ética? Ou qualquer outra pessoa no mundo não precisa de ética? Então só jornalistas precisam ser éticos? E o mundo ensina estruturação de texto, gramática, política, montagem de matérias, etc? Ou nascemos todos jornalistas?
"A EXIGÊNCIA DO DIPLOMA VAI COTNRA A LIBERDADE DE IMPRENSA QUE DIZ QUE AS PESSOAS DEVEM SER LIVRES PARA SE EXPRESSAR". - E quem as está proibindo? Será que esqueceram que um meio de comunicação vai além da liberdade de expressão? Será que esqueceram que cada um deles tem um nome a zelar e precisam de PROFISSIONAIS competentes para isso?
Vamos ver no que vai dar.
Acredito na ÉTICA das empresas de comunicação para não contratarem qualquer um e para zelarem o nome que levaram tanto tempo para construirem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expressar a opinião pode ser alterar seu destino. Então... comenta!!!