sábado, 7 de agosto de 2010

Um lugar para correr!

Quem acompanha o meu blog sabe que por muuuito tempo, meus treinos aconteciam apenas na esteira da academia.
Então, eis que para correr minha primeira corrida de 10K tive que treinar na rua, sentir o ambiente e ver meu desempenho. E, para minha surpresa, foi maravilhoso. Gostei muito!


 Para completar... comprei meu Polar! Aí, ficou melhor ainda correr na rua. Porque a D. Neura aqui precisa saber quantos kilômetros correu, senão não tem graça. Agooora sim, ficou fácil correr na rua.


Mas eis que, em cidade pequena (como a minha, que é até grandinha em habitantes - 320.000hab - mas com a cabeça de cidade pequena e sem infra-estrutura para lazer), é complicado encontrar lugares ao ar livre que ofereçam segurança e conforto para correr. Então, tirei a semana para testar alguns lugares, além do roteiro que já tinha! Eis um parâmetro:

- 1º teste: Uma Avenida principal da cidade (tem duas só, que cruzam quase a cidade toda). A avenida é boa. Tem uma leve inclinação que é excelente para o treino. O percurso seguro tem 3,5Km (ida e volta 7Km). O restante é bem deserto e sem calçadas. A calçada deste percurso não é boa. Não tem espaço próprio para caminhantes nem bicicletas, o que dificulta. Além disso, a Prefeitura colocou vasos em toda a área que era usada pelos caminhantes para evitar que eles usassem aquele espaço (sim, acreditem!)

- 2º teste: A outra avenida principal da cidade. Melho que a anterior. Mais plana, sem nenhuma inclinação. Oferece calçadas mais largas e melhores para correr. Mais movimentada com carros também! Como na primeira, não tem espaço para caminhantes ou bicicletas. Entre as duas opções, esta segunda é  melhor pela estrutura das calçadas. O percurso seguro tem 3Km (ida e volta 6Km).

- 3º teste: Poli-esportivo da cidade! Minha cidade é conhecida como a cidade do Basquete. É nesse lugar que fica o ginásio em que acontecem os jogos (o ginásio tem capacidade para 8.000 pessoas, grandinho até). Por conta disso, tem algumas ruas que são usadas para estacionamento, dentro da área do "parque" (não é um parque, mas uma área fechada em que oferece este estacionamento, dois ginásios, pista de atletismo, piscinas, etc. Um centro poli-esportivo mesmo). A pista de atletismo é fechada, com entrada permitida apenas para profissionais.  O espaço que sobra são estas ruas para estacionamento. Tem um percurso por estas ruas que oferece uma inclinção um pouco puxada, excelente para treinos, descida e trechos retos. A volta tem 1Km. Outra opção neste centro esportivo é a pista que tem em volta da pista de atletismo (tem a pista fechada para profissionais e uma área em volta que é permitido para o público em geal), que tem 400m em uma volta. São duas ótimas opções para se correr durante a semana pois nos finais de semana à tarde, o local é ocupado por adolescentes que, infelizmente, usam o espaço para se drogar (o que me deixa muito revoltada, pois poderiam usar para praticar esportes e ocupar a mente com coisas boas). Os pontos negativos deste local são: a) A volta de 1Km acaba sendo bem desgastante para treinos longos, por exemplo, pois o trecho de subida equivale a metade da volta. b) a volta de 400m não é asfaltada, o que faz você chegar em casa e ter que lavar o tênis e, para quem quer treinar todos os dias ou precisa do tênis com frequencia, é inviável... Tirando isso, um excelente lugar, muito frequentado por corredores, caminhantes e esportistas de forma geral!

- 3º teste: Uma praça. Esta praça é muito usada para se fazer caminhada (dizem). A volta tem 400m. Percurso com inclinação muito leve em apenas 100m. Tranquilo para se treinar. Mas... a praça é ocupada por muitos adolescentes que usam o espaço para se drogar e efetuar pequenos furtos. Adivinha se não dá um medão correr ali? Eu adorei o lugar, muito agradável, paisagem diferente, bem arborizado. Mas... não dá!

2 comentários:

  1. Que enrrascada Jack...eu ficaria com a segunda opção...circuito pequeno desgasta muito mentalmente...imagina dar 10 voltas no mesmo lugar...eu não conseguiria; porém, tem corredores que preferem fazer a rodagem assim, em frações menores...
    E o resto, tudo bem?
    Felipe de Souto

    ResponderExcluir
  2. oi, jack!

    vida de corredor é muito difícil, aff!
    quem diz que basta calçar um tênis e sair por aí talvez deva repensar rsrsrsrsrsrsrs
    bom,pra começar: não chega nem perto dessa praça kkkkkkkkkkkk

    se você só tem essas possibilidades, experimenta cada uma, escolhe aquela em que você se sente melhor e usa mais vezes, mas também procura variar...

    eu acabo sempre morrendo na minha ladeirinha de 7,5km por pura comodidade e prazer! não tenho que atravessar rua, o local é até bem movimentado (o que segurança de ficar passando por lá sem medo de ser assaltada ou coisa parecida), e pra completar, minha ladeira contorna uma área bastante arborizada!
    então, lá me sinto no céu!
    em todos os sentidos hehehehehehe

    bons treinos!
    principalmente, divirta-se muito em suas corridas;)
    bjs

    ResponderExcluir

Expressar a opinião pode ser alterar seu destino. Então... comenta!!!