segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Lazer para a comunidade???

Como diz minha amiga Dona D.... Este blog também é cultira e a gente tem que aproveitar pra falar de coisas pra cidade e para a população de forma geral também, não é?
Então... no último post falei das opções de lugares para correr na cidade (e minha busca continua. Esta semana vou testar novos lugares). Eis que chego no trabalho hoje e um jornalista me chamou para falar sobre os lugares de lazer que a cidade oferece.


Chegamos à conclusão que as crianças e famílias não têm praças nem centros de lazer para passar o fim de semana. Ficam nas ruas buscando coisas para fazer e aí, todos nós sabemos onde isso vai dar, não é? Coisa boa não é! Ninguém sai de casa com um amigo e pensa em fazer boas ações. Quando não se tem locais de lazer, ocupação, só sobram pensamentos e coisas negativas e que prejudicam a cidade toda e não só a pessoa.
Vejo que cidades grande e bem geridas (às vezes até cidades pequenas, mas com um bom governo) pensam na população e principalmente no lazer. E o raciocínio é lógico! É um joguinho de dominó, com uma sequencia inevitável!
Quando se tem lazer, os pais sabem onde estão seus filhos e ficam mais tranquilos e também os acompanham e se divertem.


Quando existe diversão e lazer, tem menos tempo para que estes adolescentes se envolvam com drogas e coisas ilícitas. Se eles não se envolvem com drogas, não roubam, não matam, não assaltam. Além disso, aprendem a ser bons, a ter ocupação, a procurar energias positivas e idéias construtivas. Se eles não se drogam, melhoram o índice de criminalidade e problemas da cidade. Melhoram a saúde pública e ocupam menos os hospitais (não só por eles, mas por seus pais que estão bem, pelos outros que não fizeram mal, pelos "colegas" que não arrumaram brigas de rua). Se ocupam menos os hospitais, deixam vagas para os problemas de saúde que são inevitáveis e que precisam da saúde pública Se quem precisa é atendido, acaba a calamidade na área de saúde! E aí, o ciclo vai só melhorando!!!! Já pensaram nisso?
São atitudes simples que podem mudar a vida de uma cidade toda. Acabar com as reclamações, com os grandes problemas.
Tudo bem, não é tããão simples assim. Mas é sim uma parte do problema. Áreas de lazer com programas nos finais de semana e conscientização pública podem sim, a médio e longo prazo (pois tem que ser um trabalho iniciado na infância), mudar a rotina e situação de uma cidade!


Então... se eu como corredora não encontro meu espaço, ainda tenho a esteira da academia. E estou em busca de ocupação boa.
E se estes adolescentes não encontram espaço? Vão procurar o que tem de ruim no espaço que poderia ser bom!
Como é o lazer oferecido na sua cidade? Digo para as pessoas mais simples, de baixa renda, que dependem da infraestrutura da cidade!!!!
Deixo o questionamento para se pensar nessa semana!

Mais uma semana que vou pegar firme nas passadas!
Desdejo uma excelente semana de corridas para todos!!!!
Beijinhos...

Um comentário:

  1. Quando eu for em Franca já sei quem será a minha guia turística em Sp já tenho 3: Elis, Dona D e vc...hehehe...
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir

Expressar a opinião pode ser alterar seu destino. Então... comenta!!!