terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PLANO DE CORRIDA - 1º DIA

Já disse aqui anteriormente que estou me tornando adepta da corrida. Pois bem... eu que ODIAVA andar ou sequer olhar para uma esteira, estou apaixonada por este esporte, a ponto de querer participar de mini-maratonas, como as de 5 ou 10 Km. Para isso, é preciso um preparo, principalmente físico.
Acredito que o preparo psicológico também seja fundamental afinal, participar de competições é saber perder e, acima de tudo, neste caso, saber que se você está começando, seu maior objetivo é a conclusão da prova e não a vitória. Para isso, tem que saber bem o que se quer para não ter o sentimento de frustração e acabar desistindo.
Pois bem... este fim de semana vi uma revista nova, dedicada apenas para mulheres que correm. É a Wrun. Achei muito interessante e, como também adoooro ler, "devorei" ela em uma tarde. 
Então, decidi que serei disciplinada e farei um programa sugerido pela revista, para que, em dois  meses eu tenha condições de disputar uma prova de 5Km. Não que eu vá participar de uma neste tempo, mesmo porque, acredito que não tenha. Pelo menos não perto de onde eu estou.
O plano consiste em quatro treinos semanais, aumentando apenas a resistência em cada um deles mas, desde o primeiro, você cumpre os 5Km. São 8 semanas no total, até que, segundo a revista, você tenha condições de participar de uma prova.
Pois bem. Ontem comecei toda empolgada o meu treino. Como não gosto de correr na rua, estou preferindo fazer o treino na esteira mesmo. E como são quatro dias semanais (a revista sugere: terça, quinta, sábado e domingo), eu ainda terei que fazer, de qualquer maneira, um treino na rua. Optei por fazer o meu de segunda, quarta, sexta e sábado. Assim, o sábado fica para as ruas... dá pra fazer pela manhã e é um dia mais tranquilo.
Então, vou tentar ir postando aqui o acompanhamento do treino. Quem sabe assim é um incentivo para outras pessoas iniciarem este esporte...

Como primeiro dia, fiz 6 minutos de caminhada, e duas vezes: 15 minutos de corrida leve com 2 minutos de corrida forte (na esteira: 15 na velocidade 7,5Km/h e 2 na 8,5Km/h). Até completar 30 minutos total, eu estava bem tranquila. Ou seja, sentia algum incômodo na panturrilha e estava muito ofegante, mas estava bem. Daí em diante, ficou mais difícil. COnsegui concluir meu plano, embora com dificuldades.
Tenho a impressão de que, ao concluir a primeira semana, estarei menos cansada e conseguirei cumprir a distância mais confortável... vamos ver

Hoje tenho que fazer musculação para que dê força e ajude no desempenho da corrida. Vamos ver como vou me sair. 
Eu já frequento a academia há um ano e meio e há seis meses comecei um treino mais intenso, incluindo corridas e uma musculação mais pesada. Mas esta é a primeira vez que coloco um objetivo esportivo na minha vida. Antes disso, meus objetivos no esporte foram até os 15 anos, dançando ballét (cheguei a participar de pequenas competições em grupo com a companhia, mas só). 
No começo a empolgação é sempre grande, né? Vamos ver como eu me saio....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expressar a opinião pode ser alterar seu destino. Então... comenta!!!