segunda-feira, 17 de maio de 2010

Mulher na corrida - Ciclo menstrual

Homens têm inúmeras vantagens diante das mulheres em relação ao corpo. Uma das grandes diferenças é o ciclo menstrual da mulher que, sim, interfe em tudo, inclusive na prática de esportes.
Na corrida não é diferente. E percebo que a mudança é muito clara. Tem dias em que a disposição é perfeita. Dá vontade de não parar mais de correr. Tem outros dias em que não temos vontade de fazer nadica de nada. E não é por preguiça ou o cansaço do dia. A impressão que tenho é que é algo mais forte, que foge do nosso controle.


Então, esta semana li que o ciclo menstrual da mulher interfere totalmente na sua disposição e desempenho esportivo.
Aproveito a oportunidade então para deixar a dica: o melhor período para treinos e competições são os dez dias entre o fim da menstruação e o período ovulatório. Depois disso, deve-se diminuir os treinos no período ovulatório e depois aumetar novamente no período pós ovulatório até três dias antes da menstruação, quando a carga deve ser baixa.
O importante mesmo é não parar os treinos neste período em que estamos mais sensibilizadas e com menos disposição. Treine menos, diminua as cargas, corra mais devagar. Aproveite este período para "repor as energias", corrigir postura ou treinos, fazer treinos de regeneração. Já que temos que diminuir a intensidade, vale usá-lo para outras finalidades.

Acredito que quanto mais a gente se conhece, melhor consegue executar as tarefas. Já que não temos como deixar de lidar com isso (pelo menos aquelas que não fazem uso de pílulas anticoncepcionais ou outros métodos), temos que aprender como agir...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expressar a opinião pode ser alterar seu destino. Então... comenta!!!