terça-feira, 18 de maio de 2010

Novos objetivos de corrida - 8 Km

Bom, durante um tempo, descrevi aqui passo a passo dos meus treinos. E isso foi até o dia em que eu participei da minha primeira prova de 5K e completei com sucesso.
Então, achei que aquela prova is servir de estímulo para meus treinos e percebi que serviu de comodismo.
A prova foi em 27 de março. Praticamente 2 meses depois, não saí dos 5K. Muito pelo contrário: poucas vezes o fiz novamente.
Então, esta semana, decidi que está errado isso. Eu preciso de ter objetivos. Novos objetivos.
Naquela época, queria participar do Circuito W Run que será agora, nos dias 5 e 6 de Junho. Eu queria participar da prova de 8K. Já não vou conseguir pois não cheguei a isso em nenhum momento.
Mas... meu objetivo agora é:

CUMPRIR OS 8 KM EM UM MÊS (A CONTAR DE 17/05). NÃO IMPORTA O TEMPO, O QUE INTERESSA É CORRER 8 KM. O TEMPO É UM SEGUNDO PASSO, A CUMPRIR EM, NO MÁXIMO, MAIS UM MÊS.



Então, vamos ver coo será meu desempenho neste tempo e em quanto tempo alcançarei os 8K.
Ontem foi meu primeiro dia de treino com esses objetivos.
Levando-se em consideração que há duas semanas estava meio "baqueada" com essas viroses e quase não pratiquei atividade física...
Corri 6Km em 46'28''. Meu pace foi de 7,7 min/km. Achei muito alto. Isso precisa aumentar, chegar em pelo menos 5,7 min/km. Pretendo alcançar isso neste prazo de dois meses que citei.
Mas ontem foi bom correr isso.
Fiz acompanhamento pelo frequencímetro que há muito tempo não fazia. Não fiquei muito feliz não, pois percebi que tenho picos de 100% da FC, o que não é nada legal.
Vou acompanhar pelo menos uma vez na semana, nos meus treinos. Preciso ver se vai abaixar. Afinal, não é muito certo eu forçar taaaanto assim. Em alguns treinos vai, tudo bem. Mas não em todos, né? Minha média foi de 95% da FCmáx na maior parte do treino... O que deveria ficar em 75%...
Vamos ver, né? Como vai ser nos próximos.
Sei que estou super empolgada com isso!!!! Quero aumentar minha distância gradativamente! Aumentar minhas metas e objetivos!!!!

2 comentários:

  1. Oi Jack, valeu pelo comentário lá no Tonacorreria, realmente participar de um evento desse é muito bom.
    Quanto ao teu treino creio que o primeiro passo a ser dado é alcançar a distância almejada, o Celso (meu amigo que correu pela primeira vez uma corrida) quando começou correr me falava que só correria 2 min, correu 40 min num ritmo super confortável e este foi o passaporte para ele querer focar nas distâncias. Ontem eu tinha proposto que corrêssemos apenas 5kms pois corremos no domingo, ele meio triste aceitou mas acabamos correndo 8kms (que era o objetivo dele). O que quero dizer é que vc alcance a distância primeiro e depois pense no pace, eu costumo fazer assim para evoluir nas distâncias e no tempo, pois todo dia acaba sendo um desafio novo, quer seja da distância, quer seja do tempo, e o melhor disto é vc aprender a "dosar" seu ritmo para a prova, pois se treinamos a noite e a maioria das corridas são de manhã, temos de ter este controle pois na prova entra a variável da temperatura...
    Espero ter ajudado de alguma forma...
    Bons treinos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jack! Tudo beleza?
    Me diz uma coisa, vc é de São Paulo? Porque se for a gente pode combinar uns treinos!
    Olha só, muito legal o sua nova meta. É isso aí, devagar e sempre! O importante é chegar lá!
    Eu também tenho um objetivo e estou correndo atras dele: Meia Maratona do Rio de Janeiro no dia 22 de agosto.
    Um beijão!

    ResponderExcluir

Expressar a opinião pode ser alterar seu destino. Então... comenta!!!